9

Condomínio – 8 Princípios Básicos

Você é síndico/síndica? Então precisa saber isso de có!

1. Condomínio

É uma forma de propriedade compartilhada em que mais de uma pessoa possui a fração ideal de um imóvel, além da copropriedade das áreas comuns.

2. Convenção de condomínio

É o documento que estabelece as regras gerais do condomínio, como direitos e deveres dos condôminos, normas de convivência, regras de uso das áreas comuns, entre outros.

3. Regimento interno

É o conjunto de normas específicas do condomínio que complementa a convenção, abordando questões cotidianas e detalhando a aplicação das regras.

4. Assembléia geral dos condôminos

É a reunião dos proprietários das unidades autônomas, que tem o poder de tomar decisões importantes para o condomínio, como eleger o síndico, aprovar o orçamento anual, fazer alterações na convenção, entre outras.

5. Síndico

É a pessoa física ou jurídica eleita pelos condôminos para administrar o condomínio e tomar decisões em nome dos moradores.

6. Taxa de condomínio

É a contribuição mensal paga por cada condôminio para cobrir as despesas de manutenção e conservação das áreas comuns, além de outras despesas do condomínio.

7. Áreas comuns

São as partes do condomínio que são compartilhadas pelos condôminos, como corredores, áreas de lazer, jardins, entre outros.

8. Unidades autônomas

São as partes privativas do condomínio, ou seja, às unidades de cada condômino, como apartamentos, salas comerciais, lojas, entre outros.

 

Fale Conosco

Tags: No tags

Comments are closed.